quinta-feira, 31 de janeiro de 2013





Jejum e abstinência para a oração

O JEJUM E A ABSTINÊNCIA 
Com o intuito de fazer penitência por nossos pecados, de melhor nos dispor para a oração e de estar unidos aos sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Santa Igreja nos pede, nos tempos de penitência, que ofereçamos jejum e abstinência a Deus. 

O Jejum: 
Praticado desde toda a Antiguidade pelo povo eleito, como sinal de arrependi­mento, praticado por Nosso Senhor Jesus Cristo e por todos os santos, recomendado pela Santa Igreja como instrumento de santificação da alma, de controle do corpo e equilíbrio emocional, o jejum obrigatório foi sendo reduzido ao longo dos séculos. 
Quando devemos jejuar por obrigação? 

Na Quarta-feira de cinzas, abertura da Quaresma.
Na Sexta-feira Santa, dia da morte de Nosso Senhor.

No entanto, todos os católicos devem ter a mortificação e o jejum presentes em suas vidas ao longo do ano, principalmente durante o Advento, a Quaresma e nas Quatro Têmporas, tendo sempre o espírito mortificado, fugindo do excesso de conforto e prazeres e, na medida do possível, oferecendo alguns sacrifícios a Deus, seja no comer, no beber, nas diversões (televisão principal­men­te), nos desconfortos que a vida oferece (calor, trabalho, etc.), sabendo suportar os outros, tendo paciência em tudo. 
Assim sendo, mesmo não sendo obrigatório, continua sendo recomendado o jejum nas Quartas e Sextas da Quaresma e do Advento, guardando-se sempre o espírito pronto para as pequenas mortificações também nos demais dias. 

Quem deve jejuar? 
As pessoas maiores de 21 anos são obrigadas. Mas é evidente que os adolescentes podem muito bem oferecer esse sacrifício sem prejuízo para a saúde. 
Quanto às crianças menores, mesmo alimentando-se bem, devem ser orientadas no sentido de oferecer pequenos sacrifícios, e acompanhar a frugalidade das refeições. 
As pessoas doentes podem ser dispensadas (é sempre bom pedir a permissão ao padre).
As pessoas com mais de sessenta anos não têm obrigação de jejuar, mas podem fazê-lo se não houver perigo para a saúde. 

Como jejuar nos dias de jejum obrigatório?
- Café da manhã mais simples que de hábito: uma xícara de café puro, um pedaço de pão, uma fruta. 
- Almoço normal, mas sem carne (peixe pode), sem doces e sobremesas mais apetitosas, sem bebidas alcoólicas ou refrigerantes. 
- No jantar, um copo de leite ou um prato de sopa, um pedaço de pão, uma fruta.
São inúmeras as passagens das Sagradas Escrituras referentes ao jejum. Eis algumas poucas referências:
II Reis XII,16 
Tobias XII,8 
Daniel I, 6-16 
S. Mateus IV,1 
S. Mateus VI, 17 
S. Mateus XVII,20 
Atos XIV,22 
II Coríntios VI,5 

A Abstinência de carne

Dentro do mesmo espírito de mortificação, pede-nos a Santa Madre Igreja a mortificação de não comer carne às sextas-feiras, o ano todo, de modo a honrar e adorar a santa morte de Nosso Senhor. (ficam excluídas as sextas-feiras das grandes festas, segundo a orientação do padre).
A abstinência ainda é praticada e, diferente do jejum, começa desde a adolescência, a partir dos quatorze anos.
Nas sextas-feiras do ano, e mais ainda durante os tempos de penitência, saibamos oferecer esse pequeno sacrifício a Nosso Senhor. Se vamos a um restaurante, peçamos peixe (muitos restaurantes ainda hoje servem pratos de peixe nas sextas-feiras).

O Jejum eucarístico

O jejum eucarístico é o fato de se comungar sem nenhum alimento comum no estômago, em honra à Santíssima Eucaristia.
O espírito do jejum eucarístico é de receber a Santa Comunhão como primeiro alimento do dia. Quando o Papa Pio XII modificou a disciplina do jejum eucarístico, devido à guerra, salientou que todos os que podiam deviam praticar esse jejum, chamado natural : só tomar alimento depois da comunhão. Quem assiste à Santa Missa cedo pode, muitas vezes, praticar esse jejum.
Apesar da lei eclesiástica em vigor determinar apenas uma hora antes da comunhão para o jejum eucarístico, todos os padres sérios pedem a seus fiéis que se esforçem para deixar três horas, visto que uma hora não chega a ser nem mesmo um sacrifício.
Caso as crianças ou pessoas debilitadas precisarem tomar algo antes da comunhão, com menos de três horas, procurem, ao menos, tomar apenas líquido, um copo de leite, por exemplo. Porém, tendo se alimentado com menos de uma hora antes da hora da comunhão, não se deve, de modo algum, se aproximar da Sagrada Mesa.

O jejum, a abstinência e o confessionário

Como o jejum e a abstinência fazem parte dos mandamentos da Igreja, devemos nos empenhar para praticá-los por amor de Deus. Caso haja alguma negligência ou fraqueza da nossa vontade que nos leve a quebrar o santo jejum ou a abstinência, devemos nos arrepender por não termos obedecido ao que nos ordena nossa Santa Madre Igreja, confessando-nos por termos assim ofendido a Deus.
Nos casos de esquecimento, devemos substituir essa obra por outra equivalente, como fazer o jejum em outro dia, rezar um terço, etc.
É sempre bom lembrar que a água pura não quebra o jejum.
As pessoas inclinadas à mortificação e ao jejum não devem nunca determinar um aumento de penitência sem o consentimento explícito do sacerdote responsável. O demônio usa muito o excesso de penitência corporal para enfraquecer a alma. Tudo fazer na obediência.


São João Bosco

31 de Janeiro



Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas dois anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: "Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela".

Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Dom Bosco difundiu amplamente os chamados "Oratórios". Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens a partir de então. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

São João Bosco, rogai por nós!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013



            

Nossa Senhora Rosa Mística


Livro muito bom , onde podemos ver as manifestações de Amor de Deus conosco . Ele magnifico ,  manda sua Mãe Amorosa para nos ajudar a conseguir manter a santidade . E rogar para nos rezemos pelas Vocações ... 

  Este livro me ajudou muito , lindíssimo .. Recomendo a todos

"Oração , penitência , sacrifício "



"ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ROSA MÍSTICA"

Rosa Mística, Virgem Imaculada, Mãe da Graça, para honra de Vosso Divino Filho, nos prostramos diante de Vós implorando a misericórdia de Deus: Não por nossos méritos mas pelo amor de Vosso Coração Maternal, nós vos suplicamos que nos concedais proteção e graça com a certeza de que nos haveis de atender.
Ave Maria...
Rosa Mística, Mãe de Jesus, Rainha do Santo Rosário e Mãe da Igreja, Corpo Místico de Cristo, nós vos pedimos que concedais ao mundo, dilacerado pela discórdia, a unidade e a paz e todas aquelas graças que podem mudar o coração de tantos de teus filhos.
Ave Maria...
Rosa Mística, Rainha dos Apóstolos, fazei florescer à volta da Mesa da Eucaristia muitas vocações sacerdotais a religiosas que difundam, com a santidade de sua vida e com o zelo apostólico pelas almas, o Reino de Vosso Filho Jesus por todo o mundo. E derramai sobre nós também a abundância de Vossas graças celestiais!
Ave Maria... Salve Rainha... 
Nossa Senhora da Rosa Mística, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Minha Mãe sempre disse que sou uma #Princesa 
Pois então , achei minha Bíblia :]
 
“Aproveite os pequenos momentos. Eles podem ser únicos e até os últimos.”
— Renato Russo.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


















        Como muiiitos falam e eu concordo plenamente , ninguém e feliz sozinho...
                      Como e bom ter Amizade....
                        Amo cada um , com amor de irmão , obrigada senhor por me confiar a amizade deles :]

Eu sou um misterio para mim.
Clarice Lispector 

“Se quiseres chegar a possuir Cristo, jamais o busques sem a cruz”. 
São João da Cruz

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Teu amor é como a rocha que não se quebra jamais.
Teu amor é como o sol a nascer toda manhã.
É um amor que me constrange,
Que me envolve e me aquece.
Esse amor és tu senhor.
És tu senhor...

Cuidas de mim,
Sei que tu cuidas de mim senhor.



Livre Para Amar
Comunidade Católica Shalom

Com teu amor Senhor vem surpreender-me
Com teu olhar Jesus vem conquistar-me
E te amarei sem medidas
Te adorarei sempre mais e mais

Com tua voz senhor rasga meu coração
Se vem romper minha surdez então seduzir-me
Arrastar-me a ti
Desposar-me para sempre,
Jesus

Vem com teu amor, vem com teu poder,
Vem em mim vencer,pois não quero mais lutar contra Ti,
Quero perder, perder para ganhar, pobre me entregar,
Pois só preso a Ti eu serei livre para amar...

Eu sou teu, tu és meu
Vem e toma o teu lugar
Eu sou teu, tu és meu
Vem e toma o teu lugar

Vem com teu amor, vem com teu poder,
Vem em mim vencer, pois não quero mais lutar contra Ti,
Quero perder, perder para ganhar, pobre me entregar,
Pois só preso a Ti eu serei livre para amar

(...)Perto de você eu não sou nada
Eu sou ninguém
Eu fui ninguém
Serei ninguém

Basta. Só isso basta pra eu ser feliz
Sempre. Eu pararia todo o tempo neste momento aqui (8)

O espelho me diz que envelheci.
E que mal pode existir
Em ter histórias pra contar
Dos amigos que aqui fiz?
Quanta coisa se passou...
Ainda estamos juntos aqui (8)

Calar, sorrir, trabalhar e rezar
São Josemaria Escrivá
”Doa a tua vida
Como Maria aos pés da Cruz!
E serás servos de cada homem, 
Servos por amor
Sacerdote da humanidade..” 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Processo tem início e Odetinha pode se tornar 1ª santa carioca


 Fico muito feliz por saber que ainda hoje ,  nascem novos santos. Isso vai ser uma nova inspiração para JMJ uma menina tão jovem sendo beatificada. Assim que fiquei sabendo , meu coração transbordou de alegria... Ainda há esperança para esta humanidade doida , e depravada... Bendito Seja Deus.. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Arquidiocese do Rio de Janeiro deu início de forma oficial, nesta sexta-feira, ao processo de beatificação de uma menina de apenas 9 anos que pode se tornar a primeira santa carioca da história da Igreja Católica. Odette Vidal de Oliveira, mais conhecida como Odetinha, morreu em 1939, vítima de meningite, e sua devoção e supostos milagres atraíram uma legião de católicos, que lotaram a igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, na zona sul do Rio, com missas ao lado dos restos mortais de Odetinha, no primeiro ato no caminho da beatificação.
"Quando há um certo clamor popular, a Igreja sempre procura investigar para poder colocar aquele ou aquela que morreu com fama de santidade como um exemplo de vida", explica o arcebispo do Rio de Janeiro, Don Orani Tempesta.
"Depois de consultarmos o Governo Diocesano e começarmos a deixar chegar a nós esses pedidos e discerni-los, encontramos alguns testemunhos que falavam sobre a Odetinha, que aqui no Rio tem uma fama de santidade, de uma pessoa que viveu uma vida cristã exemplar", completa.
O Vaticano já autorizou o prosseguimento do processo de beatificação da Santa Odetinha. O próximo passo será dado por peritos contratados pelo berço da Igreja Católica, que investigarão, via documentos históricos, se a candidata a santa carioca realizou milagres que a Medicina não conseguiu explicar. Uma destas supostas intervenções seria de uma mãe, na década de 50, que teria perdido muito sangue no parto, e estaria desacreditada pelos médicos. O poder de oração por Odetinha teria salvo sua vida.
Devota, Maria Celi Pires conta que teve contato com a candidata a santa ainda na década de 80, quando viajou para a Itália e se hospedou num convento. No seu retorno, as freiras pediram que ela trouxesse ao Rio de Janeiro algumas cartas, justamente para a casa onde Odetinha viveu, no bairro de Botafogo, também na zona sul. "Conheci a casa, a cama dela, os brinquedos. Ela viveu tão pouco, mas fez muito bem. Tinha certeza que ela viria a ser santa", conta.
Bastante emocionada, a fiel Jurassi Barbosa veio da região serrana do Rio, direto de Nova Friburgo, para agradecer ao que chama de intervenção da Santa Odetinha. Sua filha, Claudia, passou por uma delicada neurocirurgia, mas se recuperou sem sequelas. A sexta-feira, então, foi dia de agradecer. "Minha filha pediu para eu vir aqui e estamos em casa muito emocionados com a possibilidade de ela ser santa", explica.
"Odetinha é um exemplo para nós católicos pelo amor que ela teve a Santa Eucaristia", completa ainda Isabel de Souza, outra devota. De fato, a vida de Odetinha foi marcada pela devoção. Nascida em Madureira, no subúrbio, ela foi criada em Botafogo em família de classe média alta. Frequentou o Colégio Sion e fez a primeira comunhão, logo aos sete anos, no Colégio São Marcelo, da paróquia Imaculada Conceição.
A favorável condição social, no entanto, serviu de exemplo de humildade: relatos indicam que a pequena Odette fazia questão de fazer as refeições com os criados de casa. Não perdia uma missa e rezava o terço todos os dias. Após sua morte, seu exemplo se perpetuou entre os católicos. Seu túmulo, no cemitério São João Batista, um dos mais tradicionais do Rio, era muito visitado por fiéis - mais até do que a lápide de Carmem Miranda e Cazuza, por exemplo. Seus restos mortais foram exumados do local e ficarão agora na Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo, enquanto transcorre o processo de beatificação.
fonte: Terra 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"e por um milagre, eu não chorei dessa vez. talvez porque o últmo sofrimento me fez ficar mais forte. mas apenas por fora, porque por dentro eu estou desmoronando."





quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

 Apesar de todas as dificuldades, de todas as provações estou muito por este ano sei que vou me doar mas , por causa da catequese. Vejo que as vezes estou sendo inútil  e que só estou sendo contra testemunho principalmente em casa devida a preguiça que as ferias esta me proporcionando. Mas agora que ja comecei a comprar meus livros e vou ganhar alguns com a leitura ja estou mas animada... 
  Sei que sou capaz tenho que me doar, afinal, eu só vim neste mundo para me doar .. 
 Obrigada Senhor pela minha Vida, pela catequese pelos amigos catequistas que são exemplo ... 
         Que este ano seja repleto de Deus :]

XXVII Rebanhão Brasília-DF


De 10, 11 a 12 de fevereiro de 2013 a Renovação Carismática Católica de Brasília-DF realizada um dos maiores eventos de espiritualidade: XXVII Rebanhão Brasília-DF, foi criado para vivenciar um carnaval diferente, aonde se celebra e glorificar a Deus por todas as vitórias e feitos que Ele realiza na vida de seus filhos e em Especial neste 40 anos de Evangelização da Renovação Carismática Católica em nossa Capital. O evento reúne anualmente, todo mês de fevereiro, milhares de pessoas em busca de oração, adoração a Jesus Eucarístico e música cristã.
O encontro é gratuito e não há limite de idade para participar. Você é convidado está conosco no Jubileu da Renovação Carismática Católica de Brasília-DF nos seu 40 anos de Evangelização. Para informações sobre o evento e o local conheça visite no site:www.rccbrasilia.org.br.
O evento teve sua origem em 1980, a Renovação Carismática se prepara para receber, com segurança e conforto, aproximadamente 20 mil pessoas que participam deste momento de oração e louvor a Deus.
O Ginásio Nilson Nelson é o antigo Ginásio de Esportes Presidente Médici, e está localizado nas proximidades do Estádio Nacional Mané Garrincha e do Palácio do Buriti. Atualmente tem capacidade para 20 mil pessoas.
O local é propicio para momentos de louvo e agradecimento a Deus por grande vitórias alcançadas nestes 40 anos de Evangelização, que só foi possível graças a muita oração e trabalho na obra do Senhor Jesus.
Neste Carnaval!!!
Vem Louvar o Senhor Jesus no Jubileu de Ouro do Rebanhão Brasília!!!!