quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sede Vacante


ESCRITO POR PADRE LUCAS ON 28 FEVEREIRO 2013.SEDE VACANTE

NOTA DA CÚRIA - Sede Vacante
sede_vacante

Em vista da renúncia do Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao seu ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a Cúria Diocesana da Campanha, com aprovação do senhor bispo, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm., divulga algumas orientações práticas para os sacerdotes e para o povo fiel referentes aos três períodos seguintes:

1. Período antecedente à renúncia:
• Até o próximo dia 28 de fevereiro, às 16 horas do Rio de Janeiro, quando a Sé Romana ficará vacante, governa a Igreja o Santo Padre, o Papa Bento XVI. Como Vigário de Cristo na terra, por ele devemos orações, amor, veneração, respeito e obediência e seu nome deve ser mencionado na Oração Eucarística.

2. Período da Sé vacante:
• Durante a Sé vacante, e especialmente durante o Conclave, recomenda-se instantemente que todas as comunidades façam orações e súplicas pela eleição do novo Romano Pontífice. Para tanto, pode ser tomado o formulário da missa “Pela eleição do Papa” (no Missal Romano em “Missas e orações para diversas necessidades”).Considerando a utilidade pastoral, esta missa pode ser celebrada nos dias de semana da Quaresma, mas não nos domingos. Os sacerdotes saberão discernir sobre a oportunidade e sobre o uso moderado deste formulário no Tempo da Quaresma.


• Durante a Sé Vacante, na Oração Eucarística deverá ser mencionado apenas o nome do bispo.

3. Período posterior à eleição do novo Romano Pontífice:
• Anunciada a eleição do novo Romano Pontífice, sejam tocados, onde for possível, os sinos das igrejas, como manifestação de júbilo e acolhida ao novo Pastor Supremo.

Campanha, 28 de fevereiro, 2013

Pe. Lucas Reis Pereira
Chanceler da Cúria

Nenhum comentário:

Postar um comentário